ESCOLA
ESTADUAL PRESIDENTE KENNEDY
PROJETO: Páscoa Literária
Ano
de Ensino: 1º ao 5º ano
Período:
De 10/03 a 16/04
INTRODUÇÃO
O Projeto
Páscoa Literária
será desenvolvido na nossa escola nos meses de março e abril. O
referido projeto trabalhará a páscoa relacionada ao dia da
poesia e ao dia do livro infantil, com ênfase na leitura. O objetivo
do projeto é incentivar a leitura deleite, contribuindo para a
formação de leitores críticos e participativos.
O projeto promoverá leituras,
discussões e produções em torno da temática páscoa,
resgatando os fatos que envolveram a morte e Ressurreição de Jesus,
oportunizando o aluno conhecer, refletir e vivenciar o seu
real sentido. A leitura literária será enfatizada de
forma interdisciplinar e estará associada à temática em questão,
bem como as produções de diversos gêneros textuais: poemas,
contos, músicas e também dramatizações.
A culminância do Projeto
Páscoa Literária dar-se-á com
a socialização das produções e atividades (dramatização,
apresentação musical, recitação de poesia, e leituras de contos)
propostas e desenvolvidas durante todo o projeto.
Justificativa:
Páscoa é o momento de reflexão, renovação pessoal e crescimento
espiritual independente de religião. É uma das datas mais
comemoradas em todo o mundo. Por esse motivo o tema é um grande
motivador para o desenvolvimento das atividades em sala de aula, e,
sobretudo para se trabalhar os valores humanos, aspectos essenciais
para a vida em sociedade e para construção da cidadania.
Objetivo Geral: Buscar novas abordagens e metodologias visando o aperfeiçoamento da prática educativa, possibilitando aos alunos integrarem-se ao mundo nas dimensões fundamentais da cidadania.
Objetivos
Específicos:
- Compreender o significado da Páscoa e seus símbolos;
- Refletir e vivenciar o sentido da Páscoa;
- Desenvolver o raciocínio, a atenção e a percepção;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Ampliar o vocabulário;
- Socializar-se com o grupo participando das propostas apresentadas na sala de aula e fora deste espaço;
- Participar com cooperação e interesse das atividades proporcionadas pela escola;
- Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
- Estimular a comemoração da Páscoa.
- Desenvolver a leitura deleite.
Sugestões
de Atividades:
- Músicas;
- Poemas;
- Artes;
- Hora –do - conto;
- Teatro;
- Quebra-cabeça;
- Desafios;
- Confecção de máscaras e pinturas;
- Produção de texto;
- Jogos;
- Confecção de dobradura;
- Recadinhos;
- Cartões;
- Exibição de filmes e documentários que aborde a temática trabalhada;
- Dramatizações;
- Álbum educativo.
Avaliação:
A avaliação será feita de forma
contínua durante o andamento das atividades propostas, observando o
interesse, participação e assiduidade do aluno.
História da Páscoa
A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original. Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.
O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzem os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Em muitas regiões do Mundo, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou com imagens de Jesus crucificado.
A
Tradição do Ovo
O
ovo é um dos mais antigos símbolos da Páscoa. Significa
fertilidade e recomeço da vida. Alguns historiadores garantem que o
costume de cozinhar e depois colorir ovos de galinha para depois
presenteá-los surgiu entre os antigos egípcios, persas e algumas
tribos germânicas.
Hoje atribui-se aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antiguidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas. O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.
A tradição do Coelho
No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Por ser um animal que apresenta condições de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
Hoje atribui-se aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antiguidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas. O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.
A tradição do Coelho
No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Por ser um animal que apresenta condições de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
AS
FESTIVIDADES DE PÁSCOA EM ALGUNS PAISES DO MUNDO:A
Páscoa festeja-se em todo o mundo, mas nem sempre da mesma maneira e
muitas vezes com significado diferente.
Brasil
e América Latina - As crianças
montam os seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou
papelão, e enchem-nos de palha ou papel picado. Os ninhos são
deixados num certo sítio para o coelhinho colocar doces e ovinhos na
madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao
cestinho" também é uma brincadeira utilizada.
Na
China - O "Ching-Ming"
é uma festividade que ocorre na altura da Páscoa, onde são
visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, na forma de
refeições e doces, para que estes fiquem satisfeitos com os seus
descendentes.
Na Europa Central - Os festejos remontam aos antigos rituais pagãos do início da Primavera. A tradição da Páscoa inclui a oferta de amêndoas e a decoração de ovos cozidos com os quais são presenteados os familiares e amigos mais próximos. Também são feitas brincadeiras com ovos da Páscoa como, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que conseguir chegar mais longe sem partir.
Na Europa do Leste - (Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia) - Faz-se a decoração de ovos com os quais se presenteiam os amigos e os parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas, deixam na noite anterior ao domingo de Páscoa um boné de tecido num lugar escondido, e o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".
Estados Unidos da América - A brincadeira mais tradicional é a "caça ao ovo", onde os ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.
Atendendo
à proposta de transversalidade que consta na Lei de Diretrizes Bases
da Educação Nacional, iremos trabalhar os valores humanos, numa
dinâmica interativa, participativa e lúdica.
Um dos valores que deve ser proposto no projeto é o valor da liberdade, que se refere ao direito que cada um tem sobre si, podendo tomar suas próprias decisões e ter sua própria opinião independente da dos outros. Tomando esse valor como base, outros valores que com esse se relacionam diretamente também devem ser abordados como o respeito às diferenças e à liberdade do outro. Esses valores podem ser trabalhados por meio, da temática abordada na Campanha da Fraternidade- “Fraternidade e tráfico humano”, por meio de notícias e fatos históricos que demonstrem as sérias consequências da intolerância e do desrespeito à liberdade.
Por fim, o mais importante é demonstrar a necessidade prática de se conservar alguns valores básicos, e que a quebra desses valores sempre acarreta algum problema dentro da sociedade. Devem-se propor atividades expositivas e dialogadas dentro da sala de aula, pois assim o professor pode usar a própria experiência de vida do aluno para mostrar como os valores são importantes e necessários na sociedade atual.
Um dos valores que deve ser proposto no projeto é o valor da liberdade, que se refere ao direito que cada um tem sobre si, podendo tomar suas próprias decisões e ter sua própria opinião independente da dos outros. Tomando esse valor como base, outros valores que com esse se relacionam diretamente também devem ser abordados como o respeito às diferenças e à liberdade do outro. Esses valores podem ser trabalhados por meio, da temática abordada na Campanha da Fraternidade- “Fraternidade e tráfico humano”, por meio de notícias e fatos históricos que demonstrem as sérias consequências da intolerância e do desrespeito à liberdade.
Por fim, o mais importante é demonstrar a necessidade prática de se conservar alguns valores básicos, e que a quebra desses valores sempre acarreta algum problema dentro da sociedade. Devem-se propor atividades expositivas e dialogadas dentro da sala de aula, pois assim o professor pode usar a própria experiência de vida do aluno para mostrar como os valores são importantes e necessários na sociedade atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário