10 de junho de 2011

PROPOSTA PEDAGÓGICA

FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA


Diante do novo contexto que se delineia no mundo atual, novas práticas e novos saberes surgem fazendo com que o ato de ensinar e aprender sejam ressignificados respondendo aos anseios da dinâmica social. Não se trata apenas de mudar o livro didático, de estabelecer uma nova listagem de conteúdos.
Nesse contexto, o processo de aprendizagem desenha-se em situações que permitem além do respeito às experiências previas, o despertar de conhecimentos desafiadores que devem ser aflorados por posturas crítica, mediante reflexão constante do fazer pedagógico.
Por essa razão, redefine-se a postura docente, que agora precisa ser mais autêntica e predisposta a encarar os desafios propostos pelos novos tempos.

Todavia, é na base Epistemológica que se define o processo de como o aluno construirá o seu conhecimento, ou seja, que concepção de aprendizagem será norteada pela escola. Pensando na concepção construtivista pensar-se-ia logo nos grandes pensadores dessa área. Wallon chama atenção da formação integral, diz que a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessário para o desenvolvimento completo da pessoa quanto a formação intelectual. (1986).
Piaget postula uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Afirma que o conhecimento quando transmitido não oferece as mesmas possibilidades, conhecer por meio de descobertas favorece a auto-aprendizagem tornando essa mais significativa. Correspondente ao meio em que o sujeito vive. Vygotsky reforça que em contato com o meio e com o outro o sujeito aprende e que modificando o ambiente ele se modifica. Defende ainda que a aprendizagem deva ser mediada e mostra que o “bom ensino é aquele que estimula a criança atingir um nível de compreensão e habilidades que ainda não domina completamente”.
Sobre os pressupostos definidos na base epistemológica a Escola Estadual (Laboratório) Presidente Kennedy, norteará as premissas de sua proposta pedagógica pontuando:
A escola tem uma função inclusiva -- ela deve possibilitar a aprendizagem a que todos que dela participa;
A convivência com os diferentes sem que haja hierarquia de cultura, etnia, gênero e classe social, bem como o respeito às individualidades devem fazer parte da riqueza do coletivo da escola;
A aprendizagem é um processo contínuo e inacabado por isso o conhecimento cultivado permanentemente deve primar pela qualidade e atender as necessidades dos aprendentes;
A parceria entre escola e comunidade torna-se necessário à construção de uma escola democrática;
O tempo e o espaço da escola são definidos em função dos alunos, razão maior do projeto pedagógico;
O relacionamento interpessoal entre a equipe da escola corroborará com a coletividade dos trabalhos escolar;
A valorização da capacitação do pessoal e os incentivos profissionais docente fundamentam o processo de ensinar com prazer e auto-estima;
B - Base Metodológica
A partir das bases Epistemológicas são construídas o fazer metodológico, ou seja, materializam-se as idéias que ganham vida nas ações pedagógicas, que expressa a concepção operacionalizadora da Proposta Curricular .
Nesse sentido a metodologia empregada no fazer da escola passa a admitir:
· Que o aluno seja sujeito ativo de sua aprendizagem, sendo esta construída num contexto desafiador, criativo e critico;
· Que o trabalho docente seja desenvolvidas numa profunda interdependência entre teoria e prática;
· Ênfase no relacionamento sócio - afetivo considerando que a aprendizagem acontece não só a pelo desenvolvimento das habilidades cognitivas, mas pelas atitudes de relacionamento entre seus pares;
· Foco nos conteúdos considerando os interesses dos alunos, a garantia de sua qualidade e dinamismo do processo de sua apreensão;
· Uso das novas tecnologias da informação como recurso de acesso as mais atualizadas formas de conhecimentos;
· Tratamento totalizador do conhecimento em detrimento da fragmentação e compartimentalização;
· Enfoque diversificado de atividades de forma a atender as diferenças no processo de aprendizagem;
· Enfoque na postura interventiva no sentido de promover a aprendizagem.
Para atender as recomendações expostas sugere-se o trabalho com projeto didático, aqui entendido como uma postura metodológica com princípios articuladores dos conhecimentos. Em relação aos temas oferecidos pelos projetos recomenda-se que seja levado em consideração as necessidades dos alunos ou acontecimentos significativos presentes no âmbito social da escola e da sociedade. È importante o envolvimento dos professores em toda e qualquer escolha, pois o projeto é reconhecido como uma experiência significativa de democracia.
A duração de um projeto dependerá da abordagem do seu tema, uma vez que este pode envolver desde um tema mais específico ou geral envolvendo toda a escola. O planejamento como instrumento indispensável das ações pedagógicas deve adotar o princípio da coletividade, pois é nesse momento que serão definidos os estruturantes ou etapas, bem como os meios e condições necessárias ao seu desenvolvimento.

Um comentário:

  1. Texto muito grande. Certamente ninguém terá paciência para lê-lo.

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