31 de agosto de 2011

Dia Internacional da Alfabetização e Semana da Pátria serão homenageados



Acontece no próximo dia 08 de setembro (Dia Internacional da Alfabetização) o Ato Literário por um Rio Grande do Norte de Leitores. O encontro tem como objetivo mobilizar as autoridades para implementação das leis de políticas públicas e a sociedade para importância da leitura literária, que é um direito de todos. O Ato será na Assembléia Legislativa do RN, no Salão de Eventos Deputado Álvaro Dias, a partir das 9h.

Crianças das 145 escolas estaduais e municipais de Natal e Parnamirim, integrantes da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, conduzirão o encontro que será encerrado com uma Ciranda Literária, conduzida pela Banda Fanfarra da Escola Estadual Leonor Lima (Zona Norte de Natal), em volta da Praça 7 de Setembro.

A programação contará com uma mesa redonda coordenada pela aluna da Escola Estadual Pres. Kannedy, Maria Luiza, com participação de cinco crianças representando as quatro zonas de Natal e Parnamirim. A manhã segue com apresentação de dados sobre o índice de analfabetismo no Brasil e no Rio Grande do Norte e dos livros lidos anualmente pela população brasileira. Crianças também farão apresentações literárias; relatos sobre as condições das escolas, a importância da leitura de literatura na própria vida e do espaço de leitura ambientado, de livros legais e da professora nesses espaços.

A organização do encontro pretende até o dia 08, contar com pelo menos 10 mil adesões do Manifesto Por um Rio Grande do Norte de Leitores, para que dessa forma as autoridades possam voltar os olhos para importância da leitura literária na vida das pessoas. Dessa forma, os estudantes farão um apelo para que a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, viabilize a Política Estadual de Promoção da Leitura Literária. Além disso, chamarão atenção dos prefeitos Micarla de Sousa , Maurício Marques e de Benes Leocácio ( presidente da Federação dos Municípios do RN ) , para que sejam implementadas políticas públicas municipais que democratizem o acesso de todos à cultura escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário