13 de março de 2014

PROJETO PÁSCOA LITERÁRIA

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE KENNEDY

PROJETO: Páscoa Literária

Ano de Ensino: 1º ao 5º ano Período: De 10/03 a 16/04

INTRODUÇÃO

            O Projeto Páscoa Literária será desenvolvido na nossa escola nos meses de março e abril. O referido projeto trabalhará a páscoa relacionada ao dia da poesia e ao dia do livro infantil, com ênfase na leitura. O objetivo do projeto é incentivar a leitura deleite, contribuindo para a formação de leitores críticos e participativos.
         O projeto  promoverá leituras, discussões e produções  em torno da temática páscoa,  resgatando os fatos que envolveram a morte e Ressurreição de Jesus, oportunizando o aluno conhecer, refletir e vivenciar  o  seu  real sentido.   A leitura literária será enfatizada de forma interdisciplinar e estará associada à temática em questão,  bem como as produções de diversos gêneros textuais: poemas, contos, músicas e também dramatizações.
         A culminância do Projeto Páscoa Literária dar-se-á com a socialização das produções e atividades (dramatização, apresentação musical, recitação de poesia, e leituras de contos) propostas e desenvolvidas durante todo o projeto.
Justificativa: Páscoa é o momento de reflexão, renovação pessoal e crescimento espiritual independente de religião. É uma das datas mais comemoradas em todo o mundo. Por esse motivo o tema é um grande motivador para o desenvolvimento das atividades em sala de aula, e, sobretudo para se trabalhar os valores humanos, aspectos essenciais para a vida em sociedade e para construção da cidadania.

Objetivo Geral: Buscar novas abordagens e metodologias visando o aperfeiçoamento da prática educativa, possibilitando aos alunos integrarem-se ao mundo nas dimensões fundamentais da cidadania.

Objetivos Específicos:
  • Compreender o significado da Páscoa e seus símbolos;
  • Refletir e vivenciar o sentido da Páscoa;
  • Desenvolver o raciocínio, a atenção e a percepção;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Socializar-se com o grupo participando das propostas apresentadas na sala de aula e fora deste espaço;
  • Participar com cooperação e interesse das atividades proporcionadas pela escola;
  • Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
  • Estimular a comemoração da Páscoa.
  • Desenvolver a leitura deleite.
Sugestões de Atividades:
  • Músicas;
  • Poemas;
  • Artes;
  • Hora –do - conto;
  • Teatro;
  • Quebra-cabeça;
  • Desafios;
  • Confecção de máscaras e pinturas;
  • Produção de texto;
  • Jogos;
  • Confecção de dobradura;
  • Recadinhos;
  • Cartões;
  • Exibição de filmes e documentários que aborde a temática trabalhada;
  • Dramatizações;
  • Álbum educativo.
Avaliação:
A avaliação será feita de forma contínua durante o andamento das atividades propostas, observando o interesse, participação e assiduidade do aluno.

História da Páscoa

A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original. Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.
O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzem os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Em muitas regiões do Mundo, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou com imagens de Jesus crucificado.

A Tradição do Ovo
O ovo é um dos mais antigos símbolos da Páscoa. Significa fertilidade e recomeço da vida. Alguns historiadores garantem que o costume de cozinhar e depois colorir ovos de galinha para depois presenteá-los surgiu entre os antigos egípcios, persas e algumas tribos germânicas.
Hoje atribui-se aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antiguidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas. O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.
A tradição do Coelho
No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Por ser um animal que apresenta condições de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

AS FESTIVIDADES DE PÁSCOA EM ALGUNS PAISES DO MUNDO:A Páscoa festeja-se em todo o mundo, mas nem sempre da mesma maneira e muitas vezes com significado diferente.
Brasil e América Latina - As crianças montam os seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchem-nos de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados num certo sítio para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é uma brincadeira utilizada.

Na China - O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na altura da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, na forma de refeições e doces, para que estes fiquem satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa Central - Os festejos remontam aos antigos rituais pagãos do início da Primavera. A tradição da Páscoa inclui a oferta de amêndoas e a decoração de ovos cozidos com os quais são presenteados os familiares e amigos mais próximos. Também são feitas brincadeiras com ovos da Páscoa como, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que conseguir chegar mais longe sem partir.

Na Europa do Leste - (Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia) - Faz-se a decoração de ovos com os quais se presenteiam os amigos e os parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas, deixam na noite anterior ao domingo de Páscoa um boné de tecido num lugar escondido, e o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Estados Unidos da América - A brincadeira mais tradicional é a "caça ao ovo", onde os ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.


 Atendendo à proposta de transversalidade que consta na Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional, iremos trabalhar os valores humanos, numa dinâmica interativa, participativa e lúdica.
Um dos valores que deve ser proposto no projeto é o valor da liberdade, que se refere ao direito que cada um tem sobre si, podendo tomar suas próprias decisões e ter sua própria opinião independente da dos outros. Tomando esse valor como base, outros valores que com esse se relacionam diretamente também devem ser abordados como o respeito às diferenças e à liberdade do outro. Esses valores podem ser trabalhados por meio, da temática abordada na Campanha da Fraternidade- “Fraternidade e tráfico humano”, por meio de notícias e fatos históricos que demonstrem as sérias consequências da intolerância e do desrespeito à liberdade.
Por fim, o mais importante é demonstrar a necessidade prática de se conservar alguns valores básicos, e que a quebra desses valores sempre acarreta algum problema dentro da sociedade. Devem-se propor atividades expositivas e dialogadas dentro da sala de aula, pois assim o professor pode usar a própria experiência de vida do aluno para mostrar como os valores são importantes e necessários na sociedade atual.

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