23 de abril de 2022

DIA DA TERRA

 


É uma chance de refletir sobre como a humanidade vem tratando nosso planeta. A verdade é que temos sido maus guardiões de nosso frágil lar.

Hoje, a Terra está enfrentando uma tripla crise planetária: distúrbio climático, natureza e perda de biodiversidade, poluição e desperdício.

Essa tripla crise está ameaçando o bem-estar e a sobrevivência de milhões de pessoas em todo o mundo. Os alicerces de uma vida feliz e saudável - água limpa, ar fresco, clima estável e previsível - estão em desordem, colocando em risco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável..

Mas ainda há esperança.

Cinquenta anos atrás, o mundo se uniu para a Conferência de Estocolmo. Foi o início do movimento ambiental global. Desde então, vimos o que é possível quando agimos como um.

Encolhemos o buraco na camada de ozônio. Expandimos as proteções para a vida selvagem e os ecossistemas. Acabamos com o uso de combustível com chumbo, evitando milhões de mortes prematuras.

E apenas no mês passado, lançamos um esforço global histórico para prevenir e acabar com a poluição plástica.

Provamos que juntos podemos enfrentar desafios monumentais. E o direito a um ambiente saudável está ganhando força. Mas precisamos fazer muito mais. E muito mais rápido. Especialmente para evitar uma catástrofe climática.

Devemos limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.Estamos longe do rumo.

Para manter 1,5°C vivo, os governos devem reduzir as emissões em 45% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Os principais emissores devem cortar drasticamente as emissões a partir deste ano.

Isso significa acelerar o fim do nosso vício em combustíveis fósseis. E acelerando a implantação de energia limpa e renovável. Ao mesmo tempo, devemos investir rapidamente em adaptação e resiliência, particularmente para os mais pobres e vulneráveis que menos contribuíram para a crise.

Em junho, o mundo se reunirá mais uma vez na Suécia para o enco

Vamos garantir que nossos líderes tragam a ambição e a ação necessárias para enfrentar nossa tríplice emergência planetária.

Porque temos apenas uma Mãe Terra. Devemos fazer tudo o que pudermos para protegê-la."

                                    António Guterres, atual secretário geral da ONU - Organização das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário