27 de agosto de 2012





Cidades
Edição de domingo, 26 de agosto de 2012
Subida meteórica faz meta de 2021 ser alcançada 10 anos antes


Na Escola Estadual Presidente Kennedy, líder no ensino dos anos iniciais (1º ao 5º ano), conseguir o índice de 6,0 não tem sido uma tarefa difícil. A escola simplesmente vem brincando com os números e ganhando de vantagem das metas estabelecidas pelo Ideb. Para se ter uma ideia, em 2005, primeiro ano do Ideb, a escola obteve índice de 2,6. Já em 2007 subiu para 4,6, quando a meta estabelecida era de 2,6. Em 2009, chegou a 5,3 quando a meta era 2,9. E agora em 2011 chegou a 6,0 superando em muito a meta de 3,3. A escola simplesmente avançou mais de 10 anos na previsão do Ideb, já batendo a meta de 2021 que prevê uma meta de 4,8. Com esses números, a escola alcançou a média internacional estabelecida em 6.0

Projetos de leitura e esportes, além da dedicação da equipe, são alguns dos ingredientes do Kennedy, que detém maior índice do Ideb. Fotos: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Atualmente, com 316 alunos nos dois turnos e cinco salas de aula do 1º ao 5º ano, o Kennedy que recentemente também ganhou o primeiro lugar em Gestão Escolar no RN, tem no comprometimento de toda a equipe pedagógica a chave do seu sucesso. Destacam-se os projetos de leitura, desenvolvidos tanto em sala de aula, como na sala de leitura. Outra prática da escola é a disposição das carteiras, devido aos pequenos espaço das salas de aula e ao grande número de alunos. "O ideal seria formar em círculos, mas é muito aluno para pouco espaço, então fizemos dois quadrados, num formato que tem agradado a todos porque são apenas duas fileiras, não permitindo que o aluno fique lá atrás", explicam as coordenadoras pedagógicas, Ângela Maria Gomes e Denise Martins.

Para elas, a dedicação dos professores tem contagiado os pais e os próprios alunos. Um exemplo é do pequeno José Diógenes, 7 anos, aluno do 1º ano que reside na Reta Tabajara, em Macaíba. Ao ser indagado pela reportagem sobre quem lhe acordada todas manhãs para vir para a aula, ele simplesmente respondeu: "Ninguém me acorda, levanto sozinho e me arrumo só, pois sou um homem e adoro minha escola".

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