25 de julho de 2011
















Reunião Administrativa e Pedagógica com pais e mestres.
Objetivo:
1. Compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno.
2. Manter um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho.
Aconteceu nesta 5ª feira dia 21/07/11, as 14:00 no auditório Nízia Floresta no IFESP – Presidente Kennedy, a 2ª reunião de pais e mestre da Escola Estadual Presidente Kennedy. Os pais recebem orientações, esclareceram dúvidas e estabeleceram mais uma relação de confiança e cooperação com os professores e equipe gestora. Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao alunado, pois a troca de vivências é grande. "É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências", explica Ângela e Denize coordenadoras pedagógicas da escola. Para elas, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e a escola. E porque é importante para as famílias firmarem essa parceria com a escola? Perguntou a diretora Gorete Nobre aos pais presentes. Para ela, a relação entre escola e família deve ser de parceria e de cumplicidade, e as reuniões de pais e mestres têm a função de mostrar que isso é possível, chamando os pais para participarem e dividirem responsabilidades, lembrando sempre, que a formação em casa complementa a da escola e vice-versa. É função dos pais darem bons exemplos, estimular a criança a ler, mostrar a importância de que ela precisa cumprir com seus compromissos, entre muitas outras ações, os professores aproveitaram a reunião para explicar às famílias como elas podem estimular as crianças, ajudá-las nas pesquisas, com o dever de casa, mas sem, é claro, assumir completamente essas tarefas", esclareceu as coordenadoras pedagógicas da Escola. Trabalhar em parceria - com cada um desempenhando o seu papel - é, ainda, essenciall para a criança se sentir amparada e assistida.
Outra questão bastante discutida na reunião foi o esclarecimento das duvidas de interesse geral. Como exemplo, pode citar o calendário após a greve que gerou algum desconforto, já que tínhamos apenas os sábados e ou o mês de janeiro para reposição das aulas. Dentre outras tantas dúvidas surgidas: "Será que a escola não está aplicando muitos trabalhos em grupo?", "Por que meu filho tem tanta coisa para estudar?", "Por que eles precisam de tantos livros didáticos?". Questões como essas foram de interesse coletivo, portanto poderam perfeitamente ser discutidas na reunião de pais. Ficou “bastante esclarecido que a reunião de pais e mestres não visa o individual, mas sim o coletivo”, disse a professora Ângela, coordenadora pedagógica da Escola. Portanto, as informações que foram trocadas entre todos os presentes devem ser de interesse geral, evitando prolongar demais a duração da reunião. "O pai que sente que o filho tem alguma dificuldade ou particularidade que mereça ser discutida deve fazer isso em um horário reservado" durante o plantão pedagógico frisou ainda a coordenadora Ângela. Assim, o encontro se tornou mais proveitoso e interessante, pois os pais levaram questões que poderiam ser abordadas naquele momento, beneficiando a todos. A diretora Gorete Nobre chamou a atenção dos pais solicitando que o aproveitamento do tempo escolar deverá ser prioridade tanto para a escola como para os pais. E o horário de chegada e saída da escola é fundamental para o bom desempenho do alunado. Agradeceu a presença de todos e já marcando para o próximo bimestre a reunião por sala e ano de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário